Crianças aprendem noções de informática em projeto social do Aeroporto de Paulo Afonso (BA)


A Infraero adotou, em alguns de seus aeroportos, ações sociais para atender as comunidades vizinhas aos terminais. Na Bahia, o aeroporto de Paulo Afonso (BA) oferece cursos de informática básica a crianças entre nove e 12 anos. O projeto social Espaço da Cidadania, em funcionamento desde 2005, chega a atender mais de 200 crianças por ano. A iniciativa é uma parceria da Infraero com a prefeitura de Paulo Afonso.

As aulas ocorrem semanalmente, durante quatro meses, e são realizadas nas dependências do aeroporto. A empresa oferece o material didático e o lanche. Cada turma é formada por 10 alunos, que são encaminhados pelas escolas públicas do entorno do aeroporto - Escola Dernival Oliveira, no bairro Siriema; Vinícius de Morais, no Jardim Bahia; e a Escola São José, no bairro Boa Esperança. Também participam do projeto estudantes  incluídos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e crianças em situação de risco, encaminhadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Os professores, disponibilizados pela prefeitura, atuam nos dois turnos para atender o Espaço da Cidadania. Para o professor Francisco de Assis Damascena Lima, que trabalha há cinco anos no projeto, as crianças desenvolvem habilidades sociais, além de sonharem com uma mudança de vida. “Posso dizer que o projeto não é apenas um simples treinamento, mas uma porta de entrada para o mercado de trabalho e inclusão social. Percebi que muitos alunos, mesmo passando por dificuldades sociais e econômicas, buscam aproveitar ao máximo o curso”.

Os alunos são instruídos, ainda, sobre questões de segurança operacionais dos voos, como o perigo de soltar pipas em áreas próximas à região do aeroporto; e o perigo de se manter lixões em locais próximos ao aeroporto para não atrair aves; entre outras.

As crianças também têm a oportunidade de ver um avião de perto e tirar fotos nas aeronaves. A superintendente do aeroporto, Dirceane Pereira Dias, disse que o trabalho é feito com muita atenção e respeito. “A cada turma que formamos procuramos fazer um momento especial para ser comemorado e festejado. É um pequeno passo na formação de cada criança que, com dedicação e responsabilidade, participa do curso”.

O assessor da Superintendência Regional do Centro-Leste, Jarbas Meira, avalia que “o trabalho realizado pela equipe de Paulo Afonso vem fazendo uma grande diferença na formação dos jovens. Com o projeto eles aprendem além da informática, cidadania, tendo na Infraero uma parceira para um futuro melhor”.

Infraero Social

Há mais de duas décadas, a Infraero desenvolve ações para estreitar o relacionamento com as comunidades que vivem nas áreas próximas ao aeroporto, com o objetivo de contribuir com ações sociais que tragam benefícios para esses moradores. Desde o início do programa Infraero Social, na década de 1990, mais de 17.000 pessoas já foram atendidas.

Identificadas as carências da comunidade, procura-se desenhar um projeto que atenda as necessidades delas. Por isso, as ações implantadas apresentam objetivos bem diversificados, tais como: alfabetização; reforço escolar; aprendizado de línguas estrangeiras; informática; educação ambiental; esportes e recreação; artes (pintura, dança, etc.); cultura (teatro, biblioteca, leitura, etc.); palestras educativas (drogas, prostituição, etc.); inserção familiar; geração de renda (cursos de capacitação); agricultura familiar; qualidade de vida (hábitos alimentares e higiênicos); capacitação e atividades para portadores de necessidades especiais.

Os projetos são desenvolvidos em parceria com prefeituras, governos estaduais, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e com os operadores privados dos aeroportos. As ações estão direcionadas às crianças, aos jovens e aos adultos em situação de risco social, moradores de comunidades de baixa renda vizinhas aos aeroportos. Além de Paulo Afonso, aeroportos como os de Goiânia (GO), Corumbá (GO), Confins (MG), Pampulha (MG), Recife (PE), Natal (RN), Campina Grande (PB) e Congonhas, entre outros, também desenvolvem ações sociais.

Via | Assessoria de Imprensa - Infraero

0 comentários:

Agradecemos pelo comentário!

Premium Blogspot Templates
Copyright © 2012 Nordeste Aéreo