Aena investe R$ 580 milhões para transformar Aeroporto do Recife em polo logístico



Foto: Infraero
Projeto prevê terminal intermodal e requalificação urbana para consolidar o Recife como centro estratégico de transporte e serviços














A operadora aeroportuária Aena anunciou, na segunda-feira (27), o lançamento de um Plano de Desenvolvimento Imobiliário e do projeto do Terminal Intermodal do Aeroporto Internacional do Recife (PE). As iniciativas, segundo a empresa, visam transformar o local em um grande hub logístico e de serviços no Nordeste.

A informação foi divulgada pela Agência iNFRA, que destacou a presença de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, autoridades locais e executivos da concessionária no evento de lançamento. O movimento marca um passo estratégico da Aena para ampliar o papel econômico e social do aeroporto pernambucano.

Requalificação e expansão de áreas subutilizadas

O Plano de Desenvolvimento Imobiliário prevê o aproveitamento de 543 mil metros quadrados de áreas não operacionais do aeroporto, que serão transformadas em espaços voltados a centros logísticos, comércio e hotelaria. Estima-se que o projeto mobilize R$ 580 milhões em investimentos, provenientes de parceiros logísticos e do setor imobiliário.

De acordo com o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, a proposta vai além da expansão aeroportuária tradicional. “Os aeroportos devem ser espaços vivos, que impulsionam o desenvolvimento, conectam as pessoas e valorizam a cidade ao seu redor”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que o objetivo é criar uma estrutura moderna e sustentável: “Promover uma infraestrutura moderna, com um ambiente mais integrado e sustentável, é fundamental para atingir esse propósito”, completou.

A Aena pretende replicar o modelo de desenvolvimento em outros terminais sob sua administração no Brasil, incluindo os aeroportos de Aracaju (SE), Maceió (AL) e João Pessoa (PB).

Terminal Intermodal e revitalização urbana

O Terminal Intermodal do Recife é o segundo pilar do projeto. A iniciativa prevê a criação de um espaço multifuncional de convivência e transporte, com investimento estimado em R$ 60 milhões.

As obras devem começar no segundo trimestre de 2026, com previsão de conclusão até o final de 2027. O novo terminal reunirá serviços de transporte, como aplicativos, vans e ônibus de turismo, além de áreas de docas, central de resíduos, lojas, cafés, lanchonetes e sanitários acessíveis.

Via | Brasil247

LATAM antecipa início dos voos para Cidade do Cabo e anuncia a volta dos voos de Fortaleza para os EUA

 


A LATAM Airlines Brasil anunciou uma nova rodada de ajustes estratégicos em sua malha internacional a partir de abril de 2026, reforçando a conectividade do país com destinos na América do Norte, Europa e África. A ampliação ocorre uma semana após a companhia divulgar novas rotas e mantém o ritmo de expansão que a levou à liderança do mercado internacional brasileiro em outubro, segundo dados da ANAC, com mais de 28% dos passageiros transportados. O resultado contribuiu para o melhor desempenho do setor no mês de outubro desde 2000.

Entre as principais novidades está a retomada da rota Fortaleza–Miami, que voltará a operar semanalmente a partir de abril de 2026. O movimento reafirma a posição estratégica do Aeroporto de Fortaleza na rede internacional da LATAM, que também continuará atendendo a rota Fortaleza–Lisboa, ajustada para duas frequências semanais.

No eixo Sudeste–Estados Unidos, a LATAM ampliará a oferta na rota São Paulo/Guarulhos–Miami. Em maio, o número de voos semanais passa de 14 para 15, e, em julho, sobe para 16.

A companhia também antecipou para julho de 2026 a estreia da rota São Paulo/Guarulhos–Cidade do Cabo, originalmente prevista para setembro. O ajuste busca atender à maior demanda da alta temporada de férias escolares e fortalece a presença da LATAM no continente africano.

As expansões fazem parte de uma estratégia de gestão dinâmica da malha, orientada à demanda e à eficiência operacional, consolidando a LATAM como o principal grupo aéreo da América Latina.

A empresa já havia confirmado para abril de 2026 o início da rota São Paulo/Guarulhos–Amsterdã, com três voos semanais, além da inauguração da rota São Paulo–Bruxelas em junho, também com três frequências semanais. Ambas ampliarão o acesso direto do Brasil a relevantes centros globais de negócios e turismo. As passagens para as novas frequências estarão disponíveis ainda nesta semana no site latam.com e nos demais canais de venda.


Via | Aeroin

Aeroporto de Salvador é o primeiro do Brasil a ter voos comerciais abastecidos com mistura de SAF

Bahia tem o primeiro aeroporto do Brasil com abastecimento de voos comerciais com SAF (Foto: Danilo Lima

Combustível será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador; mistura terá 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil

BELO HORIZONTE — O Aeroporto Internacional de Salvador será o primeiro do Brasil a abastecer voos comerciais com uma mistura entre combustível fóssil e combustível sustentável de aviação (SAF). A operação vai começar ainda este mês e segue até dezembro de 2026, segundo a companhia.

O SAF será fornecido pela BR Aviation, unidade de negócios da Vibra responsável pelos serviços de abastecimento de aeronaves. De acordo com a empresa, há potencial para reduzir até 80% das emissões de gases de efeito estufa.

O combustível será utilizado em dois voos diários partindo de Salvador, um da Gol Linhas Aéreas e outro da Latam Airlines Brasil. No aeroporto, será utilizada uma mistura composta por 10% de SAF puro e 90% de combustível fóssil.

Via Eixos.com.br



Azul terá 431 voos extras no próximo Carnaval de 2026

Planejamento adiciona mais de 58.000 assentos na malha doméstica da Azul e reforça conexões em Congonhas, Recife, Confins e Viracopos

A Azul Linhas Aéreas antecipou, nesta segunda-feira (24), o planejamento de sua malha aérea especial para o Carnaval de 2026, com 431 voos extras entre chegadas e partidas no período de 12 a 22 de fevereiro.

A operação adicional oferecerá 58.600 assentos, atendendo 26 destinos por meio de 92 rotas, reforçando conectividade em aeroportos estratégicos do país.

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, terá participação central no planejamento. Serão 190 voos extras e 25.600 assentos adicionais, com ligações de/para dez destinos, com destaque para cidades do Nordeste. As operações envolverão Salvador, Aracaju, Fortaleza, Ilhéus, Natal, João Pessoa, Porto Seguro, Maceió, Navegantes e Belo Horizonte (CNF).

Recife com aumento de oferta


O aeroporto do Recife contará com noventa voos extras e 9.900 assentos adicionais. As operações ligarão a capital pernambucana a nove cidades, entre elas Juazeiro do Norte, Natal, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Goiânia, Foz do Iguaçu, Bauru e Porto Alegre.

A capital baiana terá 62 voos extras e 8.700 assentos adicionais. As ligações ocorrerão com os aeroportos de Congonhas, Belo Horizonte (CNF) e Recife.

O aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, terá 87 voos extras e oferta de 12.000 assentos, conectando a capital mineira a quatorze destinos, incluindo Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro (GIG), Ilhéus, Jericoacoara, Maceió, Montes Claros, Navegantes, Porto Alegre, Salvador, Foz do Iguaçu e Campinas.

O aeroporto de Natal contará com 46 voos extras e 5.200 assentos adicionais, com ligações para Congonhas, Recife, Ribeirão Preto e Uberlândia.

Campinas com reforço estratégico

O aeroporto de Viracopos, em Campinas, terá quarenta operações extras e oferta de 5.900 assentos, distribuídos por nove rotas para Porto Seguro, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro (GIG), Goiânia, Maceió, Navegantes, Porto Alegre e São Paulo (CGH).

Via | AeroMagazine

Aeroporto de Salvador fica em 2º no Nordeste em movimentação de passageiros em 2025, mas assume a liderança na área internacional.



Entre janeiro e outubro deste ano, 6,4 milhões de pessoas passaram pelo aeroporto internacional de Salvador, em voos domésticos e internacionais,  representando um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

O aeroporto de Salvador foi o mais movimentado do país, representando 3% da movimentação nacional e  ficando em segundo lugar no Nordeste.

O aeroporto de Recife, que é uma espécie de hub regional, lidera a movimentação de passageiros na região, com 8,0 milhões de pessoas, um crescimento de 1,9% em relação ao ano passado, menor que o registrado em Salvador.

Já em relação à movimentação de passageiros internacionais, Salvador assumiu a liderança no Nordeste, registrando uma movimentação de 45,8 mil pessoas, representando um aumento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado.

No mesmo período, no aeroporto de Recife a movimentação de passageiros internacionais foi de 38,7 mil pessoas e o  aeroporto de Fortaleza, que liderava a movimentação em 2024, registrou apenas 37,2 mil pessoas e caiu para o 3o lugar no Nordeste.  O levantamento é do Ministério de Portos e Aeroportos, a partir de dados estatísticos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Os aeroportos mais movimentados do país no acumulado do ano até outubro em número de passageiros, considerando voos domésticos e internacionais, são:



Guarulhos ………………………….. 38,2 milhões

Congonhas ………………………… 19,7 milhões

Galeão-RJ …………………………   14,2 milhões

Brasília-DF …………………………   13,4 milhões

Confins-MG  ………………………….10,7 milhões

Campinas-SP………………………    10,6 milhões

Recife-PE ………………………………8,0  milhões

Salvador-BA …………………………   6,4 milhões

Porto Alegre-RS ……………………….5,8 milhões

Santos Dumont-RJ …………………   4,9 milhões.


Via | Bahia Econômica