Maceió é líder no NE em crescimento de passageiros por via aérea

A capital alagoana registrou o maior crescimento do Nordeste – e o terceiro maior do país – no número de passageiros que chegam por via área. Segundo dados da Infraero, de janeiro a outubro deste ano o fluxo no aeroporto internacional Zumbi dos Palmares cresceu 12,04% em relação ao mesmo período do ano passado. A segunda colocado no Nordeste é Recife (PE), com 4,55%, e a terceira, Teresina (PI), com um aumento de 1,8%. Cidades como Fortaleza (-1%), Salvador (-4,11%) e Natal (-9,9%) registram queda no número de passageiros.

De acordo com a Infraero, o aeroporto de Maceió recebeu até outubro deste ano quase 1 milhão e 550 mil passageiros. Com a chegada da alta estação, o órgão acredita que esse número passe dos 2 milhões. “Esse aumento é reflexo de dois fatores importantes para o desenvolvimento de Alagoas: o aumento do número de turistas e o fluxo corporativo, que é a vinda de executivos ao Estado devido às novas indústrias instaladas aqui”, afirma Paulo Kugelmas, superintendente de Marketing da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

Como exemplo desse crescimento no fluxo corporativo, Kugelmas aponta o número de voos diretos entre Maceió e São Paulo. “Temos hoje oito voos diários sem escala. São três da TAM, três da GOL, um da Azul e um da Avianca. Isso não existia há alguns anos”, ressalta. “Indústrias como a Bauduco, Portobello e Tomé-Ferrostaa trazem muitos executivos à capital”.

A expectativa na Setur é que o número de voos diretos entre São Paulo e Maceió cresça durante a alta estação. “A TAM deve colocar mais um voo diário, assim como outras companhias”, diz Kugelmas. Para a secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, os números retratam a boa fase do Estado com relação ao número de visitantes. “Maceió e Maragogi estão entre os principais roteiros turísticos do Nordeste. Recebemos mais 2 milhões e 100 mil turistas no primeiro semestre de 2013 e praticamente não tivemos baixa estação este ano. Esse boa fase se reflete nos números apresentados pela Infraero”, diz.

Via | Assessoria - AquiAcontece

Com intervenção na pista, aeroporto de fortaleza terá voos remanejados

Completamente reformada há menos de dois anos, a pista do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, passará por intervenção, a partir de amanhã, dia 28. O início do serviço de recapeamento asfáltico em alguns trechos da pista de pousos e decolagens foi informado ontem, pela direção da Infraero, no Ceará.

Com as novas intervenções na pista do aeroporto de Fortaleza, cinco voos que acontecem nos horários da manhã serão remanejados.

Os trabalhos serão realizados nos horários das 6h20 às 9h20 (horário local), de quinta-feira até a próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro. "Nesse período, o aeroporto estará fechado para pousos e decolagens, afetando cinco voos", confirma a direção da Infraero.

Remanejamentos

No período dos serviços, serão remanejados os seguintes voos: ONE 6376/6377 - 08:19/08:55, que faz a rota Guarulhos/Juazeiro do Norte/Fortaleza/Juazeiro do Norte/Guarulhos, será substituído pelo voo extra 9374/9374; o ONE 6374 - 13:39 - Brasília/Fortaleza, substituído pelo voo 9125/9125; o voo da TAM 3890/3890 pelo voo 9570/9570.

Os voos TAM 3741/3741 - 10:37/11:22 - Manaus/Belém/Fortaleza/Guarulhos serão substituídos pelos voos 9573/9573; o TAM 3893/3893 - 10:45/11:25 - Manaus/Santarém/Belém/São Luís/Fortaleza/Recife/Aracajú será substituído pelos voos 9577/9577.

Para absorver a demanda desses voos, a Infraero avisa que os passageiros que tiverem passagens marcadas para as datas e horários em que ocorrerem as obras devem entrar em contato com suas companhias aéreas, para informações sobre os seus voos. O consórcio Copa/Installe será o responsável pelos serviços.

Movimentação

Em outubro último, o aeroporto registrou a movimentação de 502.130 passageiros, sendo 16.996 em voos internacionais e 485.134, em rotas domésticas. Esse fluxo representa aumento de 0,3% sobre igual mês de 2012. Entre janeiro e outubro, 4,91 milhões de passageiros viajaram pelo Pinto Martins.

Voo para Miami

Em março de 2014, Fortaleza deve contar com o primeiro voo internacional direto para Miami, por intermédio da TAM, adiantou ontem o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia. De acordo com ele a empresa reafirmou, ainda, o compromisso de elevar em 20% os voos domésticos para Fortaleza.

Via | Carlos Eugênio - Diário do Nordeste

Justiça oficializa que aeroporto de João Pessoa está em dois municípios

Uma decisão judicial publicada no Diário Oficial na terça-feira (26) pôs fim a um impasse de pelo menos 50 anos referente à delimitação territorial dos municípios de Santa Rita e Bayeux, ambos localizados na Grande João Pessoa.

As cidades reivindicavam a delimitação para que finalmente fosse determinado em que município o Aeroporto Castro Pinto ficaria localizado. Com a nova delimitação, 56% do território do aeroporto fica localizado em Bayeux e os outros 44% em Santa Rita.

O presidente do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa), Nivaldo Magalhães, ressaltou que na prática a pista de pouso do Castro Pinto passa a pertencer ao município de Santa Rita, enquanto a área de desembarque fica sendo considerado território de Bayeux .

“Agora teremos o reordenamento político e administrativo dos municípios, as pessoas agora têm endereço. O bairro do Eitel Santiago agora é em Santa Rita. O quartel do exército é em Bayeux”, comentou Magalhães.

Ainda de acordo com o presidente da Interpa, a partir desta delimitação, fica mais fácil a cobrança dos impostos e como aplicar os recursos. Nivaldo Magalhães relata que a Lei de Responsabilidade Fiscal pode prejudicar os prefeitos que estejam eventualmente aplicando dinheiro em uma área que não pertence ao município dele.

Dados da Interpa apontam que cerca de 90% das cidades paraibanas tenham problemas com a delimitação territorial. Um caso semelhante ao de Santa Rita e Bayeux é encontrado nos municípios de Campina Grande e Queimadas , no Agreste paraibano.

“No caso de Campina e Queimadas, tem uma disputa pela Termoelétrica, porque ela envolve impostos. A partir do momento que vai pra Justiça, nós começamos a construir uma negociação para que o território fique 50% a 50%”, completou o presidente da Interpa.

Via | G1 PB

Tam cancela voos no aeroporto de Salvador devido ás obras

A Tam informou recentemente, que entre os dias 14 e 18 de novembro, devido às obras para retirada de resíduos de borracha da pista do aeroporto de Salvador-BA, o voo JJ 3520 (Brasilia-Salvador-Aracaju) será cancelado. Nos dias 15, 16, 17, 18 e 19, a companhia  um voo extra, o JJ 9366 (Brasilia-Aracaju), às suas operações.

A companhia informa ainda que, no período entre os dias 15 e 19 de novembro, os voos JJ 3816 (São Paulo/Guarulhos - Salvador), JJ 3601 (Salvador - São Paulo/Congonhas) e JJ 3210 (São Paulo/Congonhas - Belo Horizonte/Confins) terão os seus horários alterados. Os clientes que adquiriram passagens antes dessas alterações estão sendo avisados sobre o remanejamento dos seus voos pelo Call Center da TAM ou pelas agências de viagens onde as passagens foram adquiridas.

Via | Mercado & Eventos

Infraero apresenta novo sistema de embarque com acessibilidade. João Pessoa está inclusa nas prioridades.

Um sistema que promete melhorar o conforto e a acessibilidade dos passageiros nos aeroportos brasileiros foi apresentado pela Infraero nesta sexta-feira (8) no Festival de Turismo de Gramado (Festuris), evento realizado até domingo (10) na Serra do Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Infraero, Antonio Gustavo do Vale, o Mamuth (módulo remoto para embarque acessível) e os outros módulos que compõem a estrutura denominada “elo” devem ser instalados até o final do ano no Aeroporto de Palmas e a partir de 2014 em outros terminais do país.

“Vamos decidir quais serão os próximos aeroportos no início de janeiro. Nossas prioridades são o terminal 2 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, Foz do Iguaçu e João Pessoa”, disse ao G1 Antonio do Vale.

O sistema foi desenvolvido em parceria entre a Infraero e a empresa Ortobras, com sede no município de Barão, no interior do Rio Grande do Sul. A empresa venceu a licitação para instalar o sistema em pelo menos 20 dos 64 aeroportos brasileiros.

“Já tínhamos esta preocupação e descobrimos que a Ortobras tinha um projeto de acoplar equipamentos de aviões no solo. Existe uma solução com uma ideia semelhante em Bogotá. Fomos conhecer e então desenvolvemos toda a parte técnica, de conforto e acessibilidade”, acrescentou o presidente da Infraero.

O Mamuth é o equipamento em que o passageiro embarca no avião e desembarca. A tecnologia é adequada a aviões da classe C, nos quais a porta de desembarque fica a uma distância de 2,5 metros a 3,5 metros do solo. Além da escada, há um elevador para cadeirantes com capacidade de suportar até 225 quilos.

Para chegar ao equipamento, o passageiro passará por um túnel constituído por módulos, totalmente climatizado, atravessando o pátio do aeroporto. Se um veículo precisar passar pela área onde ficam os módulos, eles podem ser movidos para dar acesso. O elo pode ser feito tanto com o terminal quanto com ônibus.

Além da acessibilidade, o elo entre o Mamuth e os módulos evita que os passageiros enfrentem chuva ao se dirigirem às aeronaves em dias de mau tempo, destaca o presidente da Infraero.

“As pessoas tinham dificuldades para acessar o avião. E para quem tem alguma dificuldade de locomoção é um desastre. Muitas vezes as pessoas têm que ir carregadas no colo, o que causa uma situação desconfortável e muitas vezes perigosa”, exemplificou Antonio do Vale.

Responsável pela implantação do sistema, o superintendente de gestão operacional da Infraero, Marçal Goulart, explicou que projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar a acessibilidade e dar conforto aos passageiros.

“A prioridade sempre foi o avião, então puxamos o avião para frente, e o conector passa a ser a prioridade do sistema, com iluminação adequada, ar-condicionado e proteção para dar segurança”, disse Goulart.

A novidade já está em fase de instalação no Aeroporto de Palmas, capital do Tocantins. A previsão é que comece a funcionar entre o final deste mês e o início de dezembro. Depois, o sistema começará a ser instalado nos principais aeroportos do país, responsáveis por 88% da movimentação nos aeroportos brasileiros.

Via | G1 RS